A Copa do Mundo no Catar será a última edição com 32 participantes. A partir de 2026, o mundial vai contar com 48 seleções, que irão competir em novo formato, porém com a mesma quantidade de número de jogos.
Em 2026, o número de grupos vai subir de oito para 16, sendo composto por três seleções. Os dois primeiros avançam para o mata-mata, que terá 16 partidas e depois terá as oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
A América do Sul, que no modelo atual tem quatro seleções classificadas diretamente, começará a ter seis – além de uma vaga disputada na repescagem intercontinental. A Uefa terá 16 países representantes e a África terá nove.
Confira a lista completa:
- Uefa (Europa): 16 vagas
- CAF (África): 9 vagas (1 repescagem)
- AFC (Ásia): 8 vagas (1 repescagem)
- Conmebol (América do Sul): 6 vagas (1 repescagem)
- Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 6 vagas (2 repescagem)
- OFC (Oceania): 1 vaga (1 repescagem)
- Repescagem: 2 vagas
Copa de 2022 terá alterações na regra
A International Football Association Board (IFAB), responsável por regular as regras no futebol, aprovou novas alterações no esporte. As definições foram confirmadas em reunião realizada em Doha, no Catar, nesta segunda-feira (13).
Durante a reunião, a entidade aprovou as cinco substituições em uma partida de forma definitiva. A medida tinha sido temporariamente implementada por causa da pandemia de Covid-19, porém acabou recebendo um feedback positivo no futebol internacional.
Além disso, os treinadores poderão contar com até 15 atletas no banco de reservas a partir do dia 1 de julho. A IFAB também confirmou a restrição de três janelas para substituições, além do intervalo da partida.
No comunicado sobre as novas alterações, a entidade não esclareceu se haverá a liberação de 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo no Catar. A tendência é que isso ocorra, porém a decisão deve partir da Fifa.