O nome de Gustavo Cuéllar está agitando os torcedores do Internacional nos últimos dias. desde que a informação de que o volante é alvo da diretoria Colorada. O Inter procura um jogador para a posição e enxerga em Cuéllar o nome ideal.
O jogador que defende o Al-Hilal, clube da Arábia Saudita está sofrendo o transfer ban, punição aplicada pela FIFA. De acordo com entidade máxima do futebol, o clube não poderá contratar jogadores por duas janelas de transferências. A primeira janela já foi concluída, agora tentam a liberação da segunda. Caso a solicitação aconteça, a liberação de Cuéllar pode ser facilitada. Caso contrário, o jogador não será negociado.
Porém, por se tratar de um jogador que agrada ao técnico Mano Menezes, a diretoria e a torcida, o clibe aceitaria esperar até o meio do ano, quando a punição aplicada pela FIFA se encerrará. O Internacional fez um contato com o jogador, apresentou uma proposta que agradou e recebeu o ok para seguir com as tratativas com o clube árabe.
O salário de Cuéllar é considerado muito alto para os padrões do futebol brasileiro. Poucos clubes conseguiriam arcar com os vencimentos, que na sua atual casa chegam a 21 milhões de reais por temporada, mais de 1,7 milhões por mês.
Além do Internacional, o Vasco da Gama também tem interesse no atleta, e, inclusive, fez uma proposta salarial maior do que a do Colorado. Contudo, por sua passagem no Flamengo entre 2016 e 2019 ter sido marcante, o jogador acredita que uma ida para o maior rival do Rubro-Negro não faria bem para sua imagem.
Alvos do Inter no mercado
O Internacional busca reforços para a equipe para a disputa da temporada de 2023 e tem duas posições que são prioridades nas buscas por jogadores. As posições de volante e centroavante são consideradas as mais carentes entre todas do elenco.
As buscas por essas posições se intensificaram mais depois das saídas de Edenilson, que foi vendido ao Atlético-MG e do centroavante argentino Braian Romero, que pediu para ser negociado e acertou sua ida para o Tijuana, do México. Além disso, o volante titular, Gabriel se recupera de lesão e só deve voltar aos gramados no segundo semestre.
Pelo menos três nomes foram procurados pela diretoria do Internacional para reforçar o meio-campo. O primeiro foi o de Gregore, que defende o Inter Miami, dos Estados Unidos, e que trabalhou com Mano Menezes no Bahia. O segundo foi o de Gabriel Baralhas, que foi um dos destaques do Atlético-GO na última temporada. E agora, o terceiro, Gustavo Cuéllar, que defende o Al-Hilal, da Arábia.
Para o ataque o departamento de scout do Colorado entende que as características buscadas em um centroavante são as de mobilidade e velocidade. Para a posição, o elenco tem o titular Alemão, o reserva Mikael e o jovem Lucca, que recentemente subiu para os profissionais é uma opção.