Em busca de um substituto para o meia Ricardo Goulart, o Cruzeiro confirmou a contratação de um camisa 10 que estava na mira do Inter. A equipe de Minas Gerais deu um chapéu histórico que resultou na aquisição de um dos principais jogadores da América do Sul.
Trata-se do meia-atacante Giorgian de Arrascaeta, de 20 anos (na época do acordo), que estava ligado ao Defensor Sporting, do Uruguai. O profissional realizou boas atuações em competições de menor expressão no futebol sul-americano, chamando a atenção do Inter e do Cruzeiro. A equipe gaúcha, inclusive, avançou primeiro nas tratativas.
O Inter definiu os principais detalhes da contratação, que havia sido definida em 4 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões) por 50% dos direitos federativos. O Colorado, no entanto, queria parcelar o pagamento da quantia. A situação não agradava os uruguaios.
Desta forma, o Cruzeiro interviu na negociação e ofereceu o montante à vista pelo uruguaio. Desta forma, a Raposa chegou em acordo com o Defensor Sporting para confirmar a chegada de Arrascaeta. O atleta, então, deu o primeiro passo para iniciar sua jornada no futebol brasileiro.
Arrascaeta deixou o Inter de lado e fez sucesso
Durante o período em Minas Gerais, Arrascaeta foi multicampeão com a camisa do Cruzeiro. O atleta, inclusive, chamou a atenção de outros clubes, tanto do Brasil quanto do exterior. No início de 2019, por conta da situação financeira complicada na Raposa, o atleta foi vendido ao Flamengo por cerca de 20,5 milhões de euros (R$ 90,6 milhões na cotação da época).
Na equipe carioca, o meia-atacante conquistou a Copa Libertadores e chegou a ser eleito o melhor jogador da América do Sul. Arrascaeta segue prestando serviços ao Flamengo desde então, sendo pontuado como um dos protagonistas do elenco.