7 curiosidades sobre Elías Figueroa

Dom Elías é um dos maiores nomes da história do Internacional. No Beira-Rio, o zagueiro fez parte de uma era dourada da história do clube, conquistando várias taças e fazendo parte de times históricos. Por conta disso, o chileno é tido por muitos como um dos maiores jogadores estrangeiros que já atuaram no Brasil.

Veja curiosidades sobre a carreira de Elías Figueroa, um dos maiores zagueiros que o futebol já viu.
Elías Figueroa é uma lenda do futebol mundial. Foto: revista Placar.

Confira 7 curiosidades sobre Elías Figueroa:

  1. Problemas de saúde na infância: quando criança, Elías teve problema no coração e asma – por conta disso, a família se mudou para uma cidade de ar puro, no Chile. Aos 11 anos, teve poliomielite, que o obrigou a ficar quase um ano na cama.
  2. Marcou craques aos 15 anos: o jovem jogador do Santiago Wanderers, marcou Pelé, Didi e Garrincha, em 1958. A equipe chilena foi chamada para ser “sparring” da seleção na preparação para a Copa do Mundo daquele ano.
  3. Era de ouro no Inter: o zagueiro chegou ao Beira-Rio em 1971, uma época especial da história do clube. Com a camisa vermelha, venceu seis dos oito Gauchões seguidos conquistados pelo time, além do bicampeonato brasileiro, em 1975 e 1976.
  4. Gol iluminado: foi do defensor o gol do primeiro título brasileiro do Colorado, em 1975. De cabeça, Elías Figueroa fez 1 a 0 para o Inter sobre o Cruzeiro – gol que ficou conhecido como “iluminado”, pois como diz a lenda, o lance era o único ponto de luz do estádio naquele momento.
  5. Bola de ouro em 1975: essa é a da revista Placar. No ano em que fez o gol do título do primeiro Brasileirão do Inter, ele foi eleito o melhor jogador da competição, um dos poucos defensores a vencer o prêmio.
  6. Entre os maiores da história: o defensor está no “Fifa 100”, lista formulada pela entidade máxima do futebol em comemoração aos cem anos de existência da mesma. Formulada por Pelé, a lista nomeia os maiores jogadores da história do futebol.
  7. Nunca recebeu um cartão vermelho: zagueiro técnico e jamais desleal, Elías Figueroa jamais saiu de campo expulso em sua carreira.

Comentários do Facebook

- Publicidade -