Defensor que estava praticamente fora do Inter terá seu contrato renovado
O zagueiro Gabriel Mercado sofreu uma lesão grave na partida contra o São Paulo. O defensor argentino rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e precisará de cerca de nove meses para se recuperar. O contrato do jogador, no entanto, vai somente até o fim do ano. Desta forma, a situação contratual do atleta chamou a atenção da torcida.
Inicialmente, o Colorado já tinha a intenção de procurar o atleta para iniciar as tratativas de renovação. Com a lesão, contudo, o profissional entrará em um período de proteção contratual. Ou seja, ele terá o contrato estendido até um ano após voltar aos gramados. A advogada Carolina Mayer Spina, em contato com o portal GZH, falou sobre o acontecimento.
“Quando um empregado sofre um acidente de trabalho tem um afastamento superior a 15 dias e vai precisar parar de exercer sua função, o clube não pode dispensar esse atleta. Existe uma proteção no período de 12 meses após ele ter alta, ou seja, voltar a campo, mesmo que esse contrato se encerre no fim do ano. Como a lesão vai ultrapassar esse prazo do término do contrato, ele está protegido”, disse a advogada.
O zagueiro Gabriel Mercado terá que ficar fora por cerca de nove meses, então a expectativa inicial é de que retorne em junho de 2025. Desta forma, pelo prazo de proteção, o defensor teria a permanência assegurada até junho de 2026.
Mercado pode deixar o Inter
Vale ressaltar que, caso Mercado esteja interessado, é possível romper o vínculo com o Inter. A situação dependeria diretamente da vontade do defensor, sem que o Colorado possa intervir na questão. A advogada falou sobre a possibilidade:
“Se ele (Mercado) quiser, unilateralmente, romper o contrato, isso pode ser formalizado. Suponhamos que ele queira jogar em outro clube, por exemplo. Ele pode conversar com o Inter para romper este contrato. Mas o Internacional não pode romper esse contrato de forma unilateral”, afirma Carolina.