O lateral Rafael Ramos, do Corinthians, foi absolvido de todas as acusações de racismo e ofensa contra o meio-campista Edenilson, ex-Inter e atualmente no Atlético Mineiro. Com isso, o atleta foi liberado da multa de R$ 20 mil e estará livre para jogar, sem que haja a suspensão de jogos.
Rafael Ramos havia sido acusado de racismo por Edenilson durante partida realizada entre Internacional e Corinthians, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro de 2022. Na ocasião, o lateral havia sido detido em flagrante pela polícia.
O caso teve vários julgamentos para saber se Rafael Ramos proferiu a palavra “macaco” para se dirigir a Edenilson. O resultado da perícia acabou gerando incertezas e o caso ficou inconclusivo, então não foi possível condenar o lateral.
Na época em que o caso começou a tramitar, Edenilson ficou irritado com a decisão. “Não iriam nos calar? Já nos calaram. Se ofendidos aceitem, engulam a seco. Finjam que não escutaram, é uma luta desleal, é uma luta inconclusiva”, disse o meio-campista.
O caso ainda estava tramitando na Justiça, mas a decisão final ocorreu nesta semana, segundo informação do Globo Esporte. Rafael Ramos e Edenilson ainda não se manifestaram sobre a absolvição do lateral em todas as acusações de racismo.
Edenilson deixou o Internacional
Edenilson deixou o Internacional após o término da temporada passada e virou um dos novos reforços do Atlético Mineiro. O atleta era alvo de críticas dos torcedores colorados, principalmente por não ter conseguido decidir jogos importantes em favor do Colorado.
Edenilson integra o Galo desde o início do ano e virou uma das principais peças da equipe. O meio-campista de 33 anos soma 13 partidas e um gol em 2023, considerando jogos válidos por Libertadores e Campeonato Mineiro.