O diretor de futebol feminino do Internacional, César Martins Schunemann, comunicou através das redes sociais sua saída do clube. Ele assumiu o cargo em janeiro deste ano, sucedendo Claudio Curra. Em sua mensagem de despedida, Schunemann fez críticas à gestão do clube em relação ao futebol feminino.
Porém, ainda agradeceu aos colegas do Departamento de Futebol Feminino e afirmou que continuará lutando pela evolução da modalidade. O Internacional ainda não se pronunciou oficialmente, mas a a saída do diretor foi confirmada, que encerrou sua segunda passagem pelo clube.
Schunemann esteve presente na retomada do futebol feminino em 2017 e contribuiu para títulos em categorias de base e no profissional, como os campeonatos estaduais de 2017, 2019 e 2020 no profissional, e o Brasileirão Sub-18 e a Libertadores Sub-16 em 2019.
Abre aspas
“Vejo que parte do clube não entendeu o valor da modalidade para a instituição, esbarrando em situações diárias, óbices que por vezes cansam ter que encarar. Nossas atletas, comissão técnica multidisciplinar e staff trabalham muito e honram o Clube e na maioria das vezes, sem serem vistas devidamente, resta nítido que ainda precisamos fazer muito para que o Futebol de Mulheres seja “pertencido” a elas em nosso clube.”
“Ainda, vejo que questões como campo, materiais simples como água, tendo que ser resolvidas diariamente, tomaram conta nos últimos 60 (sessenta) dias, não possibilitando estrategicamente ajudar na evolução.”
“Concluo que independentemente de estar saindo, seguirei lutando para que a modalidade siga em evolução no Internacional. Fica o meu agradecimento aos companheiros de gestão, a todas as pessoas que trabalham no Departamento de Futebol Feminino do S. C. Internacional, muito obrigado por me ensinarem diariamente a ser uma pessoa melhor.”