Guerra na Ucrânia: Dois ex-Inter atuam no centro do conflito com a Russia
Os ex-Inter Vinícius Tobias e Alan Patrick estão no centro da tensão geopolítica entre Ucrânia e Rússia. Ambos os atletas jogam pelo time ucraniano Shakhtar Donetsk, que é afetado por essa questão há alguns anos. Desde 2014, a equipe precisa mandar os seus jogos em outras localidades.
Há oito anos que o clube da região de Donbass precisa fazer as partidas como mandante fora do seu estádio, a Donbass Arena. Isso porque o local, que fica próximo das fronteiras com a Rússia, é o epicentro dessa disputa histórica que envolve os dois países.
Desde então, o Shakhtar tem jogado na capital, no Estádio Olímpico de Kiev. Agora, com o conflito abrangendo toda a nação, o futuro da sociedade ucraniana é incerto, e nesse contexto se encaixa o futebol, e os jogadores brasileiros.
O país virou um destino para os atletas do Brasil. Considerado um mercado secundário, o futebol do leste europeu é visto por muitos como uma porta de entrada no continente, visando alavancar a carreira. Diversos brasileiros que se destacam por aqui, continuam se transferindo para equipes da região.
Parte dos clubes da Ucrânia estão na Turquia
Por lá, o campeonato nacional está paralisado, como sempre acontece, devido ao rigoroso inverno. Com isso, grande parte dos times estão na Turquia, fazendo uma intertemporada, com treinos e jogos amistosos. O retorno da competição está previsto para o dia 25 de fevereiro, até segunda ordem.
O Shakhtar Donetsk é a equipe que mais possui jogadores brasileiros em seu plantel. Além de Vinícius Tobias e Alan Patrick, mais 11 atletas compõem o elenco: David Neres, Marlon, Pedrinho, Ismaily, Vitão, Marco Antônio, Dodô, Tetê, Maycon, Júnior Moraes e Fernando.
Metalist, Dínamo de Kiev, Dnipro, Zorya, Rukh Lviv, Kolos Kovalivka, Metalist Kharkiv, Chornomorets Odesa, Ingluets Petrove, e PFK Lviv também contam com atletas brasileiros em seus elencos.