Uma dupla gaúcha acabou sendo citada em um escândalo que surgiu recentemente e pode acabar gravemente punida pela Justiça. Recentemente estourou um esquema de manipulação de resultados que estaria acontecendo na Série B do Campeonato Brasileiro, onde o Ministério Público de Goiás começou a investigação, que pode ter abrangência nacional.
Estão sendo investigados casos em que jogadores teriam recebido dinheiro de apostadores para cometer certas ações em campo. Na investigação, o celular de um dos presos apresentou indícios de que atletas de quatro estados, inclusive de equipes gaúchas, poderiam estar envolvidos com o esquema que manipulou resultados na Segunda Divisão nacional.
Os clubes citados nominalmente nas mensagens são o São Luiz-RS, Novo Hamburgo-RS e Vila Nova-MG. Apesar das citações, o MP não estaria considerando que as equipes, gaúchas ou de Minas estariam envolvidas, nem seus dirigentes. No entanto, a situação dos jogadores que participaram do esquema, caso comprovada participação, pode se agravar.
Dupla gaúcha se manifesta sobre o caso ao ge
“O Esporte Clube São Luiz de Ijuí vem a público manifestar-se sobre as matérias trazidas por veículos de informação acerca da operação “Penalidade Máxima” deflagrada pelo Ministério Público de Goiás/MP-GO. O Clube recebeu com surpresa a informação e já está em contato e à disposição das autoridades competentes, bem como aguarda a continuidade das investigações. Ressaltamos também que o Clube não compactua com as atitudes e reforça seu comprometimento com a ética, moral e profissionalismo”.
“O Esporte Clube Novo Hamburgo […] tomou conhecimento de uma operação chamada “Penalidade Máxima”, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) no dia 14 de fevereiro de 2023, através da imprensa local.
O clube solicitou uma reunião com a Federação Gaúcha de Futebol, o Ministério Público e a Autoridade Policial para obter maiores informações, bem como para que possa adotar todas as medidas necessárias para a proteção do clube contra eventuais atos criminosos e para que possa colaborar nas investigações e identificação de todos os envolvidos.
O Esporte Clube Novo Hamburgo repudia todo e qualquer ato criminoso contra a prática desportiva e contra a sociedade, agindo sempre com transparência perante sua torcida e toda a comunidade”.