Edenilson chegou a pedir para ir embora do Inter após o fim do Brasileirão 2022. Mano Menezes gosta do jogador e trabalhou nos bastidores para tentar reverter esta situação. Por enquanto, ainda não está definido se ele ficará para a temporada 2023 ou buscará novos ares.
O fato é que o Super Ed foi uma peça importante para a campanha do vice-campeonato do Brasileirão, mais uma vez. Ele disputou 31 partidas na competição, chegou a ficar um tempo afastado, mas logo retornou e acabou sendo titular, principalmente após a grave lesão de Gabriel, que obrigou o treinador a fazer ajustes no meio de campo.
Edenilson marcou menos gols do que nas temporadas anteriores, mesmo assim fez 6 no Brasileirão, terminando empatado com Maurício, Alan Patrick e Wanderson, por exemplo. Também deu três assistências, sendo o quinto com mais passes para gol na equipe.
O atleta tem o carinho de Mano Menezes, que já chegou a dizer que o time não precisava da contratação de Aránguiz por ter um jogador diferente nesta função do campo: Edenilson. Porém, o atleta está marcado com a torcida pela falta de títulos e por ser um dos mais antigos no grupo, algo que ele poderá ter a chance de superar em 2023, erguendo taças.
Os números de Edenilson no Brasileirão 2022
- 31 jogos
- 894 passes (6º com mais no time)
- 14 finalizações (6º do time)
- 17 faltas cometidas (12º do time)
- 72 perdas de posse de bola (3º do time)
- 3 cartões amarelos
- 6 gols (3º maior do time)
- 3 assistências (5º melhor do time)