O futebol escreveu certo por linhas tortas sobre os dias de Edenilson nas últimas semanas. Antes mesmo do episódio de injúria racial com Rafael Ramos, o camisa 8 estava sendo muito criticado pela torcida colorada. Na partida contra o Independiente de Medellín, o meia parece ter descarregado todos os momentos de pressão após converter os dois gols da vitória.
Há cerca de três semanas, Edenilson sofreu ameaças de um torcedor anônimo, na qual apontou uma pistola para a câmera do celular cobrando mais disposição do meia. O jogador divulgou o vídeo em seu Instagram, mas ao que tudo indica, o problema não foi levado adiante.
Depois disso, ocorreu o fato de maior proporção. Na partida contra o Corinthians, o camisa 8 relatou que foi chamado de macaco por Rafael Ramos. Após o jogo, Ed publicou em seu Instagram que até tentou resolver o caso nos vestiários, mas exigiu que o atleta português admitisse o ato, algo que não aconteceu.
Edenilson deu a volta por cima contra o Medellín
O jogador não marcava com a camisa colorada desde o Campeonato Gaúcho. Quis o destino que os dois gols da vitória ocorressem logo após o episódio do último sábado (14). No primeiro gol, Edenilson fez questão de comemorar com o histórico gesto de repúdio ao racismo.
Escolhido como craque da partida, o jogador desabafou sobre o momento e mostrou indignação com algumas repercussões do ocorrido com Rafael Ramos:
“Confesso que foram dias difíceis. Fui bastante julgado nesses dias. Mentiroso, surdo… e eu sei o que eu ouvi. É bem complicado ver os fatos sendo distorcidos. Única coisa que eu esperto é que não julguem”, afirmou o meia.