As últimas semanas de Edenilson foram de extrema intensidade para o meia. Antes do episódio de injúria racial proporcionado por Rafael Ramos, o jogador sofria críticas pesadas da torcida colorada e chegou a ser ameaçado via Whatsapp. No entanto, o enfrentamento com o Independiente de Medellín serviu para ajudar a afastar os problemas.
Com os dois gols da vitória, o camisa 8 voltou a assumir o posto de artilheiro do novo Beira-Rio. Por ora, os números prevalecerão por um bom tempo e o jogador seguirá com a artilharia, pois os atletas que se aproximam dos números não fazem mais parte do clube.
No primeiro gol, o meia aproveitou para comemorar protestando contra os atos de racismo. Acompanhado de Bustos e Maurício, Edenilson ergueu o punho fechado para cima e parou por cerca de 10 segundos. O gesto histórico, tornou-se comemoração oficial no esporte para combater o ato repugnante.
Os artilheiros do novo Beira-Rio
Edenilson chegou a 29 gols na nova cancha e voltou a superar D’alessandro, que havia assumido o posto na sua partida de aposentadoria. Confira os números de gols no novo Beira-Rio:
- Edenlson – 29 gols
- D’alessandro – 28 gols
- Nico López – 24 gols
- Paolo Guerrero – 24 gols
- Sasha – 21 gols
- Vitinho – 20 gols
- Patrick – 19 gols
- Thiago Galhardo – 18 gols
- Yuri Alberto – 17 gols