Após as mudanças recentes nos cargos técnicos, o Brasileirão ultrapassou o número da Inglaterra e passa a ser o campeonato nacional com a maior quantidade de treinadores estrangeiros. A chegada de Eduardo Coudet ao Internacional teve interferência direta para o Brasil ultrapassar a Premier League. Além disso, a alteração mais recente foi a aquisição de Fabián Bustos ao América-MG.
Desta forma, depois de 28 partidas, o Campeonato Brasileiro conta com 13 treinadores estrangeiros entre os 20 clubes que disputam a primeira divisão. O número é suficiente para ultrapassar a Inglaterra e passa a ser recorde – em comparação com os campeonatos nacionais mais importantes do planeta.
A comparação, realizada pelo site Uol Esporte, engloba as competições nacionais dos seguintes países: Inglaterra (12), França (10), Alemanha (5), Espanha (4), Portugal (2). Não inclui a Arábia Saudita, que tem 18 clubes e todos são dirigidos por estrangeiros.
No Brasil, são sete portugueses, seis argentinos e um uruguaio. O número inédito vai contra as estatísticas do Campeonato Brasileiro em outros anos, já que em 67 edições apenas três vezes treinadores do exterior ficaram com o troféu: Alberto Volante (Bahia 1959), Jorge Jesus (Flamengo 2019), Abel Ferreira (Palmeiras 2022).
Coudet segue trabalhando no Inter
O técnico Eduardo Coudet continua trabalhando juntamente com o restante da delegação do Internacional e recentemente conquistou um triunfo importante na Copa Libertadores. Isso porque o Clube do Povo venceu o River Plate na disputa de penalidades máximas e garantiu a vaga nas quartas de final. A próxima fase será disputada contra o Bolívar.
“Tínhamos confiança que podíamos passar. E o torcedor pode confiar que vamos seguir melhorando, estamos trabalhando bem, forte e respeitando o tempo. Não faz 3 semanas que estamos aqui, o maior mérito disso tudo é dos jogadores, não vou cansar de ressaltar”, afirmou Coudet.