No último sábado (15), o Internacional entrou em campo pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Os comandados de Mano Menezes visitaram o Fortaleza, dentro do Estádio do Castelão e voltaram com um empate por 1 a 1.
A partida contou com uma série de mudanças de Mano Menezes. Todas as alterações foram na escalação, mas nenhuma delas foi na própria postura do treinador. Atualmente, no dia 16 de abril, o torcedor colorado ainda não sabe quem é o volante titular do seu time. O técnico gaúcho já escalou Johnny, Matheus Dias e Gabriel Baralhas, mas não deu sequência para nenhum deles.
Vale ressaltar que o incontestável Gabriel está lesionado e só deve retornar aos gramados no segundo semestre de 2023. Até lá, a comissão técnica tem que arranjar um novo titular para a posição. Além disso, Mano tem mais empates que vitórias na temporada. Ao todo, foram 16 partidas com sete vitórias, oito empates e uma derrota. Pra piorar, o único confronto com clube grande, o Colorado perdeu. Justamente o clássico Gre-Nal, em março.
Ótima notícia da CBF para o Internacional
Vale lembrar que no fim da temporada passada, um movimento encabeçado pelo São Paulo fez com que os times brasileiros pudessem utilizar mais atletas gringos na escalação. Antes da aprovação da Confederação Brasileira de Futebol, só era permito relacionar cinco jogadores que não possuíam nacionalidade brasileira por partida.
No momento, Mano Menezes conta com Gabriel Mercado, Nico Hernández, Fabricio Bustos, Carlos De Pena e Charles Aránguiz. Ou seja, estaria no limite máximo do ano passado. Com o limite reajustado, Enner Valencia pode vestir a camisa do Internacional pois ainda restam duas vagas para estrangeiros no elenco. Importante ressaltar os casos de Johnny, Wanderson e Mário Fernandes. O primeiro nasceu nos Estados Unidos, mas possui dupla cidadania. Wanderson e Mário Fernandes são brasileiros, embora tenham defendido outras seleções, Bélgica e Rússia, respectivamente.