Yuri Alberto, atacante defendeu as categorias de base do Santos, mas surgiu para o futebol profissional vestindo a camisa do Inter, irá seguir em definitivo no Corinthians. O clube paulista está trocando dois jogadores com o Zenit da Rússia, para permanecer com o camisa 9. Ele estava emprestado ao Coringão até a metade de 2023, mas agora o novo vínculo será de cinco anos.
O Internacional poderá receber uma quantia considerável pela transação. O Colorado manteve 10% dos direitos econômicos do jogador quando o negociou com os russos e aguarda receber uma quantia que chegue a 3 milhões de euros, mais de 17 milhões de reais na cotação atual.
Porém, a situação não está definida, já que o negócio foi realizado em formato de troca de jogadores não há uma como avaliar o valor da transferência. Agora, os clubes buscam uma forma de calcular uma quantia para que o Inter receba uma compensação.
André Cury, empresário de Yuri Alberto falou rapidamente com o portal Revista Colorada e informou que ainda não há nada definido: “Ainda não está definido. Isso é com o Inter, o Zenit e o Corinthians”, afirmou André Cury, no último dia 2.
Caso pode parar na FIFA
Yuri Alberto chegou à categoria de base do Santos ainda em 2014 e permaneceu até junho de 2020, quando deixou a Vila Belmiro de uma maneira nada amigável rumo ao Internacional. Com um contrato como Colorado válido por 5 temporadas, o atacante rapidamente se destacou no futebol profissional.
Pelo Inter, o centroavante atuou em 85 jogos, marcando 31 gols e desempenhando atuações que o colocaram rapidamente nas graças do torcedor. Logo no início de 2022, mais precisamente em janeiro, o atleta se transferiu para o futebol russo em uma negociação que rendeu aos cofres do Internacional cerca de 150 milhões de reais.
Na Rússia, Yuri Alberto fez apenas 15 jogos e marcou seis gols. O conflito entre Rússia e Ucrânia fizeram com que o atacante se despedisse do Zenit apenas cinco meses depois de chegar e voltasse ao futebol brasileiro, desta vez para defender o Corinthians por empréstimo.
As boas atuações com a camisa do clube paulista fizeram com que os dirigentes do clube rapidamente se movimentassem para negociar um contrato em definitivo. As conversas com a diretoria do Zenit avançaram e o acordo está selado.
O Corinthians irá ceder 50% dos direitos econômicos e federativos do zagueiro Robert Renan por 50% dos direitos de Yuri Alberto. Outro atleta que será incluído no pacote é o volante Du Queiroz. Dessa forma, valores não serão investidos no negócio, o que pode prejudicar o Internacional.
Quando negociou a venda do atacante para o Zenit, o Inter manteve 10% de uma futura venda, porém, como a ida do jogador não envolve valores, não há uma avaliação de quanto o clube gaúcho irá receber. A direção Colorada espera receber cerca de 3 milhões de euros, mais de 17 milhões de reais, mas se os russos entenderem que o valor de Yuri Alberto é menor, pode se recusar a pagar essa quantia. Uma opção do jurídico do Internacional é acionar a FIFA, que analisaria o caso e decidiria o resultado.