Formado nas categorias de base do Internacional, o atacante Anderson Lopes, do Yokohama Marinos, é o atual artilheiro da primeira divisão do Campeonato Japonês. O atleta de 29 anos superou os números de Leandro Damião e chama a atenção no continente asiático.
O centroavante marcou 13 gols em 17 partidas disputadas na J-League, além de ter contribuído com duas assistências. O Yokohama Marinos lidera a classificação da competição, com 36 pontos conquistados, um a mais que o Nagoya Grampus.
Apesar de estar se destacando no futebol japonês, o atleta não conseguiu estrear profissionalmente pelo Internacional. Ele foi transferido para o Avaí, em 2013, onde novamente não fez boas atuações e acabou rodando por diversos clubes de menor expressão.
O atleta ainda jogou por equipes como Marcílio Dias, Tombense, Athletico, Sanfrecce Hiroshima-JAP, Consadole Sapporo-JAP, FC Seoul-COR e Wuhan FC-CHI.
Por que Anderson Lopes teve mais facilidade no Japão?
Apesar de não ter se destacado no futebol brasileiro, Anderson Lopes teve sucesso no Japão. A diferença cultural e de preparo físico pode ter resultado no aumento do desempenho do atleta, já que é mais fácil lidar com essas questões no futebol japonês.
O atacante Leandro Damião falou sobre o tema em entrevista para a ESPN, concedida em 2019, logo depois de ter chegado no Kawasaki Frontale. O centroavante elogiou a forma que os clubes japoneses lidam com a questão física dos jogadores.
“Estou muito bem, hoje eu já entendo melhor os meus, comparado quando eu cheguei, eu já sei o nome de todo mundo. Aqui o estilo de jogo é meio corrido, mas temos sempre uma semana cheia e fica mais fácil para trabalhar e não se lesionar. Eu não tive lesões aqui no Japão”, disse o atleta.