Beira-Rio: O gigante construído por torcedores e ídolos

0

O gigante da Beira-Rio é a segunda casa oficial da equipe colorada, levantada com grande ajuda da torcida e até mesmo de grandes ídolos do clube. A ligação entre estádios do Inter e Copa do Mundo, teve destaque em dois grandes momentos. O antigo Estádio dos Eucaliptos foi a primeira sede gaúcha de Copa do Mundo, em 1950. Tamanha foi a repercussão do evento na época, realizando mudanças na estrutura do estádio e obras no entorno da antiga casa colorada.

Sessenta e quatro anos mais tarde, novamente o Brasil seria sede de uma Copa do Mundo. O Beira-Rio, inaugurado em 1969, herdou a tradição colorada em mundiais de seleções e sediou a edição 2014 da competição. Além da grandeza reconhecida no mundo inteiro, o Estádio Beira-Rio foi palco de partidas históricas desde a sua inauguração. Coroou a equipe colorada com dezenas de títulos que ajudaram a engrandecer ainda mais o Sport Club Internacional.

Construção do Beira-Rio passou pelas mãos da torcida

inicio-construcao-estadio-beira-rio-1959
Início da construção do Estádio Beira-Rio, 1959. Fonte: internacional.com.br

A construção do Estádio Beira-Rio teve início em 1959, e somente dez anos mais tarde foi concluída. Houve grande mobilização por parte da torcida colorada, que ajudou construindo, doando materiais e dedicando o tempo livre para colaborar com o clube. Até mesmo o ídolo Paulo Roberto Falcão foi fotografado ajudando na construção do estádio.

No dia 26 de março de 1969, o Internacional se despediu do antigo Estádio dos Eucaliptos, casa de tantas conquistas. Pouco mais de uma semana depois, é inaugurado o Estádio Beira-Rio, com uma partida de grandeza comparada ao que se tornaria o estádio no futuro. O colorado recebeu a equipe portuguesa do Benfica, uma das maiores equipes da época, que contava com o grande craque Eusébio. Claudiomiro marcou o primeiro gol do Beira-Rio, a partida terminou com vitória do Inter pelo placar de 2 a 1.

A gloriosa década de 70 do Inter no Beira-Rio

No primeiro ano de existência, o Estádio Beira-Rio já comemorou o seu primeiro título, o Campeonato Gaúcho de 1969. A partir disso, a equipe colorada emplacou uma série de títulos expressivos e hegemonia no futebol do Rio Grande do Sul. 

O Inter já havia sido hexacampeão gaúcho nos anos 40, liderado pelo célebre Rolo Compressor. Após quebrar o jejum de títulos estaduais em 1969, o Inter conquistou mais sete títulos, tornando-se octacampeão gaúcho. Muitas dessas taças foram levantadas no estádio Beira-Rio, assim como outros títulos de grande importância para o clube.

A década de 70 seguiu contribuindo para a projeção nacional do clube do povo. Foi dentro do jovem Beira-Rio, que a torcida colorada viu a equipe conquistar três títulos do Campeonato Brasileiro, nos anos de 1975, 1976 e 1979. Período mágico na história do Inter, que contava com craques e ídolos como Manga, Figueroa, Falcão, Valdomiro e Caçapava. 

A América conquistada no Beira-Rio

Após viver um período difícil nos anos 90, o Internacional iniciou a virada de século com alguma dificuldade. Em 2002 sofreu ameaça de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mas conseguiu a recuperação e começou a renovar a equipe. A história colorada mudou no ano de 2006, quando uma ótima campanha tomou forma na Libertadores da América. Até então, um título inédito para o Inter.

Na noite de 16 de agosto de 2006, no Estádio Beira-Rio, o Internacional recebeu a equipe do São Paulo, pela segunda partida das finais da Libertadores. A primeira partida terminou com vitória colorada pelo placar de 2 a 1. Um empate em 2 a 2 foi suficiente para assegurar o título gaúcho. Com gols de Fernandão e Tinga, o Inter conquistou a América pela primeira vez em sua história.

Estádio do Inter sede de Copa do Mundo pela segunda vez

novo-estadio-beira-rio-fogos-vermelhos
Novo Estádio Beira-Rio. Fonte: internacional.com.br

Seguindo a tradição colorada em sediar Copa do Mundo, o Beira-Rio repetiu o feito do Estádio dos Eucaliptos e foi o segundo estádio do Inter a receber partidas de Copa do Mundo. Na edição de 2014 do mundial de seleções, a casa colorada precisou passar por uma reformulação, acatando exigências da Federação Internacional de Futebol.

O estádio passou a ter capacidade para cinquenta mil e oitocentos torcedores, um novo design foi construído no entorno no gigante. O novo Beira-Rio é um dos estádios mais bonitos do futebol sul-americano, tanto no espetáculo de luzes, quanto na festa da torcida colorada. Recebeu cinco partidas da Copa do Mundo 2014, com destaque para o duelo entre Nigéria e Argentina, onde o craque argentino Lionel Messi marcou dois gols.

Títulos do Internacional no Estádio Beira-Rio 

É um dos estádios mais vitoriosos do futebol brasileiro, com conquistas em diferentes épocas de sua existência. Foi junto ao seu torcedor, que o Inter comemorou os seus maiores títulos. São eles: 

• Copa Libertadores da América — 2006 e 2010;

• Copa Sul-Americana — 2008;

• Recopa Sul-Americana — 2007 e 2011;

• Campeonato Brasileiro — 1975, 1976 e 1979;

• Copa do Brasil — 1992;• Campeonato Gaúcho — 1969, 1970, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1983, 1984, 1991, 1992, 1997, 2002, 2003, 2008, 2009, 2012, 2015 e 2016.

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.