O ano de 2021 teve grandes goleadores, mas um chamou atenção: Leandro Damião, ex-Inter. O jogador foi o quarto brasileiro com mais gols no mundo.
Damião só ficou atrás de Gabriel Barbosa, do Flamengo, Artur Cabral, do Basel, e Hulk, do Atlético-MG.
Jogadores brasileiros com mais gols em 2021
- Gabriel Barbosa: 44
- Arthur Cabral: 39
- Hulk: 36
- Leandro Damião: 31
- Diego Souza: 30
Carreira do Leandro Damião
Iniciando na base do Atlético de Ibirama, Damião foi emprestado ao Marcílio Dias, em 2008, para jogar a Série C.
O jogador voltou ao Atlético de Ibirama para conseguir, em 2009, se destacar marcando 12 gols no Campeonato Catarinense.
O Inter, atento ao mercado, fez uma oferta pelo atleta. Chegou no Colorado em 2009 e foi integrado a base. Depois atuou no Internacional B, sendo artilheiro no título da Copa FGF.
Em 2010, após se destacar no time B, recebeu oportunidades no time principal. O jogador começou ali a sua bonita história no Inter. Foi peça importante no título da Libertadores de 2010.
Conquistou também a Recopa Sul-Americana, fazendo 3 gols na final. O jogador começou a fazer belíssimas atuações, uma delas contra o Flamengo, quando fez um lindo gol de bicicleta.
Individualmente, Damião é o 10° maior artilheiro da história do Internacional, com 109 gols, um a mais que Adãozinho.
Em 2013, após ter feito história no Inter, foi contratado pelo Santos por R$ 41 milhões. Não conseguiu render no time paulista e começou a passar por vários clubes, como Cruzeiro, Real Betis, Flamengo e retornou ao Inter em 2017 para ajudar na campanha da Série B.
Em 2018 foi anunciado pelo Kawasaki Frontale, do Japão, onde atua até hoje.