Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Ex-rival do Inter banido pela FIFA agora é destaque na várzea

Banido pela FIFA por participação em esquema de manipulação de resultados, o meio-campista Gabriel Tota está se destacando no futebol de várzea. No último sábado (18), ele entrou em campo pelo Paranaíba Esporte Clube, de Carmo do Paranaíba, em jogo pela Copa Amapar Sicredi. Ele deu duas assistências para a vitória sobre o Trianon, de Araxá, por 2 a 1.

No final de 2023, Gabriel Tota, que teve passagens por clubes do Rio Grande do Sul, já havia participado de outro torneio pelo Paranaíba EC. Ele jogou o Campeonato Regional da Liga Patense de Desportos, de Patos de Minas. A equipe se sagrou campeã ao bater o Novo Andorinhas Girassol, de Presidene Olegário, nos dois duelos da decisão, por 2 a 0 e 5 a 1.

Em junho, Gabriel Tota foi banido do futebol pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ainda levou multa de R$ 30 mil. De acordo com investigações, o atleta aceitou participar do esquema de manipulação e recebeu cartão amarelo em um jogo. Além disso, ele aliciava outros jogadores para fazer parte do esquema.

Gabriel, que na época defendia as cores do Juventude, teve seu banimento confirmado pela Fifa, assim como o atacante Ygor Catatau e o goleiro Matheus Philipe. Ao todo, Tota atuou por cinco clubes em sua carreira profissional: Novorizontino-SP, Rio Preto-SP, Mirassol-SP, Juventude-RS e Ypiranga-RS.

Ex-rival do Inter segue focado no futebol

O canal Explosão do Rádio, que faz a cobertura da Copa Amapar, destaca a atuação de Gabriel Tota. De acordo com os profissionais, o meia contribuiu com “várias finalizações perigosas, muita técnica e determinação e ainda foi o autor de duas assistências”.

A Copa Amapar (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba) conta com 32 clubes na edição de 2024. As equipes foram distribuídas em oito grupos, enfrentando-se em turno e returno (seis rodadas). Os dois melhores avançam às oitavas de final.