O empresário e ex-jogador Ronaldo Fenômeno, antigo responsável pela SAF do Cruzeiro, gerou polêmica ao passar férias em alto-mar com a esposa. Em férias na Ilha de Ibiza, o ex-dirigente virou alvo de críticas de torcedores da Raposa. Além disso, ele foi lembrado pela torcida do Real Valladolid, da Espanha, que também conta com os serviços do ex-atleta.
Em manifesto realizado publicamente, na temporada passada, a torcida do Real Valladolid se pronunciou: “Vá embora já! Ronaldo, vá embora já! Diretoria, peça demissão”. Os protestos ocorreram em razão do fato de que o clube dirigido por Ronaldo Fenômeno foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Espanhol na temporada 2022/23.
Além do rebaixamento, os torcedores do Real Valladolid ficaram insatisfeitos com a movimentação de Fenômeno, que demitiu o diretor Fran Sánchez. O profissional era bem visto pelos torcedores e pela imprensa por conta do bom trabalho realizado com a equipe que tem baixo orçamento. A demissão, inclusive, surpreendeu o técnico Pezzolano.
Apesar das críticas, Ronaldo Fenômeno surpreendeu ao conquistar o acesso para a elite do futebol espanhol na última temporada. A torcida, então, festejou a conquista. No entanto, por outro lado, o técnico Pezzolano e o ex-jogador continuaram recebendo críticas.
Ronaldo Fenômeno é sócio majoritário do Real Valladolid desde 2018. Durante o período, ele caiu duas vezes com a equipe. Apesar de ter perseguido o acesso, os torcedores demonstram incômodo com o ex-jogador. O dirigente, inclusive, efetuou a compra do clube por 30 milhões de euros. Desde a chegada, promoveu mudanças estruturais, como a alteração do escudo da equipe.
Ronaldo Fenômeno foi criticado no Cruzeiro
No Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno teve que lidar com uma pressão ainda maior. O dirigente assumiu o projeto de reconstrução do clube desde o início de 2022. No entanto, ele não atingiu os resultados esperados e foi duramente criticado pelos torcedores. Desta forma, o ex-jogador confirmou a venda da SAF no primeiro semestre da temporada.