Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

FIFA analisa proposta e Inter pode ganhar vaga no Mundial de Clubes

A Fifa vem analisando uma possibilidade e quem pode se dar bem com uma vaga em um Mundial de Clubes é o Internacional que fica de olho nos resultados. Atualmente o futebol feminino não possui uma competição desse porte, mas com o aumento da valorização nesta modalidade nos últimos anos, tem tudo para que essa situação seja alterada muito em breve.

O modelo ainda não é uma certeza e está em discussão, mas sua criação já foi citada poucos anos atrás pelo próprio presidente da Fifa em coletiva ao final da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019. Na época, Gianni Infantino disse que um Mundial de Clubes para mulheres deveria “começar o mais rápido possível”, dando esperança à categoria.

Mas onde o Internacional entraria nisso? Atualmente o time está classificado para a Copa Libertadores da América de 2023 e, em caso de uma criação de um torneio semelhante ao Mundial, as Gurias Coloradas poderiam garantir uma vaga ao conquistar a competição continental ou, dependendo das regras, até mesmo um vice poderia servir.

Fifa estuda criação da Copa do Mundo Feminina

“Caso o conceito bienal da Copa do Mundo seja implementado, uma sugestão seria organizar a Copa do Mundo de Clubes feminino em um ciclo bienal com início em 2024. Isso seria permitir que a Fifa use o ímpeto da Copa do Mundo feminina de 2023 (na Austrália e Nova Zelândia) como um trampolim para o lançamento da nova competição de clubes e garantiria a realização de um grande evento de futebol feminino a cada ano, alternando clubes e exposição da seleção nacional no nível mais alto”, escreveram os membros da FIFA.

“Antes de pensar em um campeonato mais amplo, é preciso dar tempo para que Concacaf, AFC (Ásia) e a Oceania criem seus campeonatos continentais femininos, que seriam classificatórios para a Copa do Mundo de Clubes”, diz o estudo da organização.