Fifa bate o martelo e Inter economizará muito dinheiro
Uma nova decisão da Fifa vai ajudar e muito o Internacional, fazendo com que o time consiga economizar bastante dinheiro daqui para frente. Dificilmente um clube consegue negociar direto com o jogador quando quer a contratação. Essa conversa normalmente é intermediada por um ou até mesmo mais representantes e empresários que tomam conta do negócio.
Com isso, as comissões em cima das transações vão ficando cada vez mais salgadas para os times que compram, mas também influenciam na parcela que acaba chegando nos times que vendem os direitos econômicos dos atletas. Com isso, o lucro que as as equipes e jogadores tem, acaba ficando para trás em prol das comissões dos empresários, algo que está prestes a “acabar”.
A Fifa definiu recentemente novas regulamentações que já estão em vigor sobre o comissionamento de agentes, limitando os ganhos recebidos pelos mesmos e mais algumas normas. Agora, haverá um programa de licenciamento obrigatório, além da proibição de representação múltipla e também dos pagamentos dos empresários à famílias para ficar com a representação.
“Isso marca um passo histórico para o estabelecimento de um sistema de transferências de futebol mais justo e transparente. O novo regulamento introduz padrões básicos de serviço para agentes de futebol e seus clientes, tudo com o objetivo de reforçar a estabilidade contratual, proteger a integridade do sistema de transferências e alcançar maior transparência financeira”, disse a FIFA em comunicado oficial.
Inter e outros clubes serão beneficiados pela decisão da Fifa
Com as novas determinações da Fifa, os clubes e jogadores ficarão mais respaldados em relação aos contatos que possuem com agentes de representação, além é claro, de pesar no bolso com as limitações de comissão. Foi definido um teto para o ganho dos agentes de 3% para transferências acima de US$ 200 mil e 5% em negócios abaixo de US$ 200 mil. Nem todas as normativas já estão em vigor, ficando algumas para outubro.