A Fifa confirmou o novo formato do Mundial de Clubes que começará a ser realizado a partir de 2025. O modelo dará mais vagas para as equipes da Conmebol, então o Internacional terá o caminho facilitado para fazer parte da competição.
O novo Mundial de Clubes terá 32 participantes, sendo que seis serão da Conmebol (América do Sul). A entidade ainda não divulgou como as vagas serão distribuídas, mas a tendência é de que sejam conquistadas pela Libertadores e Sul-Americana.
Um modelo que está sendo cogitado pela Conmebol é a classificação dos quatro melhores da Libertadores e os dois finalistas da Sul-Americana. Dessa forma, os representantes da América do Sul em 2023 seriam Flamengo, Athletico-PR, Vélez Sarsfield, Palmeiras, Independiente del Valle e São Paulo.
Além das seis vagas para Conmebol, também serão distribuídas vagas para a Uefa, Concacaf, Ásia, África, Oceania e para o país-sede. Confira os detalhes abaixo:
- 32 clubes
- 12 vagas da UEFA (Europa)
- 6 vagas da Conmebol (América do Sul)
- 4 vagas para Concacaf, Ásia e África (cada)
- 1 vaga da OFC (Oceania)
- 1 vaga do país-sede
Inter quer brigar pela Libertadores
O Internacional conquistou uma das vagas para a Copa Libertadores da América e a competição será o principal objetivo da equipe comandada pelo técnico Mano Menezes. Com isso, o clube está em busca de reforços para montar um elenco competitivo.
O Colorado quer que o meio-campista Charles Aránguiz seja um dos líderes do elenco na briga pela Libertadores. O atleta de 33 anos pertence ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, e já está acertado com o Inter, porém precisa de um acordo para a liberação da equipe alemã.
Além disso, o Clube do Povo está em busca de outras alternativas no mercado do exterior. Luiz Adriano e Enner Valencia entraram em negociação com os dirigentes.