Após diversos debates sobre o tema nos bastidores, a Fifa confirmou o erro e admitiu que o Mundial de Clubes vencido pelo Corinthians não deveria ter acontecido. Os motivos foram explicados ainda no ano seguinte após o triunfo da equipe paulista. Mesmo assim, os torcedores do Alvinegro ainda consideram o torneio e não se importam com o posicionamento da entidade máxima do futebol.
A competição realizada no ano de 2000, em solo brasileiro, contou com uma final entre Corinthians e Vasco da Gama no Estádio do Maracanã. A equipe paulista bateu os cariocas nos pênaltis e se declarou campeão do mundo mesmo sem ter conquistado a Copa Libertadores no ano anterior. A regra atual indica que o Boca Juniors (campeão da competição continental naquele ano) deveria ter participado.
Desta forma, a própria Fifa admitiu o erro de organizar um torneio sem campeões continentais ainda no ano seguinte. Em 2001, a continuidade da competição foi interrompida antes meses da bola rolar na Espanha, no país que havia sido escolhido como sede. Na época, clubes como Palmeiras, Real Madrid e Boca Juniors já estavam confirmados entre os participantes.
Na ocasião, o presidente da entidade na época, o suíço Joseph Blatter, anunciou o cancelamento e prometeu retornar com o torneio em 2003 – porém acabou não acontecendo. O novo Mundial de Clubes da Fifa só ganhou seu atual formato em 2005, no ano em que o São Paulo bateu o Liverpool e conquistou seu primeiro campeonato do mundo validado pela entidade máxima do futebol.
Superou o Corinthians? Inter conquistou o mundo em 2006
O Internacional é um dos poucos clubes do futebol brasileiro que foi campeão na nova modalidade de Mundial de Clubes da Fifa. O Clube do Povo conquistou a competição em 2006, depois de bater o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho na grande decisão. Desta forma, o Colorado é lembrado até hoje como um dos únicos brasileiros que conquistaram a taça.