A Fifa acabou confirmando que o Grêmio não é campeão Mundial, para desespero dos seus torcedores e para a zoação dos rivais. O time gaúcho sonha em ter conquistado o mundo, mas, no final das contas, não são apenas dois continentes que contam ao todo, e isso quem diz é a própria entidade máxima do futebol, ficando difícil de argumentar.
Em 1983, o Tricolor viajou para o Japão para disputar a Copa Intercontinental, contra o Hamburgo, time alemão que conquistou a Liga dos Campeões naquele ano. No final das contas, o time gaúcho acabou saindo com a vitória e, desde então, passou a se chamar de campeão mundial, no entanto, há muito para se discordar sobre isso, já que a própria Fifa não enxerga dessa maneira.
O assunto é tema de discussões no Rio Grande do Sul e em todo o país, dificilmente gerando um consenso dos torcedores, já que o Grêmio quer alavancar sua conquista. Recentemente, inclusive, o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, participou do programa De Placa, da TNT Sports, onde comentou sobre o caso em questão.
Fifa decidiu se o Grêmio tem Mundial
O mandatário colorado não se escondeu e usou os dados da Fifa para responder se o Grêmio, o seu maior rival, possui uma taça mundial. Barcellos deixou claro que é a própria entidade que separa os dois tipos de título, tendo em vista que o Clube do Povo é campeão mundial, enquanto ‘outros clubes’ são somente campeões intercontinentais.
“Essa resposta eu acho que a Fifa pode dar. Ela tem uma resolução muito clara de que os mundiais começaram a partir de um determinado momento. Até então, era considerado um campeonato intercontinental. Então tem uma diferença distinta pela Fifa, não é o Internacional que diz isso. O Internacional tem orgulho de ser campeão mundial Fifa. Oficialmente. O troféu está lá na minha sala. Alguns tem, outros ainda não”, disse o presidente.