Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Fifa não quer nem saber e tira título mundial do Grêmio

O Flamengo será o representante da América do Sul no Mundial de Clubes da FIFA de 2022, que será disputado entre o dia 1 e 11 de fevereiro deste ano, no Marrocos. Antes do início da competição, a entidade máxima do futebol divulgou um perfil do Rubro-Negro em seu site oficial, reafirmando o que é um título mundial de clubes.

A FIFA diz que o Flamengo irá em busca de seu primeiro título mundial. Ignorando a conquista do intercontinental, onde o clube carioca venceu em 1981, ao bater o Liverpool na decisão por 3 a 0, com show de Zico e Nunes.

Com essa afirmação da Fifa sobre o Flamengo, outros clubes brasileiros também são afetados. Como no caso do Grêmio, que foi campeão da Copa Toyota, no Japão em 1983.

Fifa não reconhece mundial do Grêmio

Em 2017, depois de um pedido do presidente da Conmebol, a FIFA chegou a reconhecer a Copa Intercontinental como mundial de Clubes. A ação serviu como alívio para clubes como Santos, campeão de 1962 e 63; Flamengo, campeão em 1981; Grêmio campeão em 1983 e São Paulo vencedor nos anos de 1992 e 93.

No entanto, mesmo após esse posicionamento, a Fifa segue publicando o entendimento de que mundial é apenas relacionado ao campeonato realizado pela entidade e com clubes de todos os continentes.

Para orgulho do Rio Grande do Sul, o Internacional é o único clube da região sul do Brasil com a conquista do Mundial de Clubes verdadeiro (reconhecido pela Fifa).