Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

FIFA reúne campeões mundiais e esquece do Grêmio, comprovando o que todos já sabiam

O Fluminense garantiu vitória por 2 a 0 sobre o Al Ahly e está garantido na grande decisão do Mundial de Clubes. Desta forma, a equipe terá a oportunidade de enfrentar o Manchester City de Pep Guardiola. O vencedor do enfrentamento vai entrar para a seleta lista de vencedores da competição intercontinental organizada pela Fifa.

A entidade máxima do futebol, inclusive, deu uma série de comunicados para tratar sobre os vencedores do torneio. Isso porque uma das grandes polêmicas do futebol mundial acontece em torno do Mundial de Clubes, já que, por parte de algumas pessoas, existem incertezas sobre a quantidade de clubes que já venceram a competição.

Em publicação de 2021, a Fifa voltou a abordar sobre o assunto e, novamente, reconheceu como Copa do Mundo de Clubes somente a edição de 2000 e as que ocorreram de 2005 em diante. Desta forma, os únicos clubes brasileiros que venceram o torneio foram o Corinthians, o São Paulo e o Internacional. O Grêmio, por sua vez, ficou de fora.

Em texto publicado no site oficial da entidade, a Fifa fez uma reportagem sobre a história da Copa do Mundo de Clubes. Eles ressaltam que a primeira edição ocorreu em 2000, sendo terminada com o Corinthians como campeão.

“Antes da final, eles empataram com Real Madrid e derrotaram Al Nassr e Raja Casablanca na primeira fase. Com uma formação de estrelas, incluindo Vampeta, Rincón, Edu, Dida e o incomparável Edílson, eles duelaram na final para um público de 73 mil fãs no lendário estádio do Maracanã”, disse a Fifa.

O Grêmio tem mundial da Fifa?

Pela contagem da Fifa, os maiores vencedores da Copa do Mundo de Clubes são Real Madrid, com quatro conquistas, Barcelona, com três, e Corinthians, que venceu duas edições. O Internacional vem logo atrás, com uma vitória, sendo que está empatado com outros clubes. O Grêmio contesta a Copa Toyota de 1983, porém a entidade não considera como mundial.