A Fifa tomou uma decisão inesperada que surpreendeu os torcedores envolvidos no futebol brasileiro. Isso porque a entidade máxima do futebol mudou o critério de reconhecimento dos campeões do Mundial de Clubes e apenas quatro conquistas de equipes nacionais são vistas como vencedoras em decisões históricas. O Inter aparece entre os citados.
De acordo com a Fifa, somente três clubes brasileiros conseguiram derrubar os da Europa na caminhada rumo ao título: Corinthians, São Paulo e Internacional. A entidade máxima do futebol divulgou a informação em seu site oficial. Desta forma, nenhuma equipe sul-americana consegue vencer o torneio desde 2012, quando o Corinthians superou o Chelsea.
A Fifa, inclusive, está organizando mudanças no Mundial de Clubes a partir de 2025, quando o torneio será disputado em modelo com 32 equipes. Vale ressaltar que 29 participantes já estão definidos, enquanto as três vagas restantes serão destinadas à times da América do Sul – campeão da Libertadores 2024 e o melhor classificado do ranking da Conmebol, além do representante do país-sede, que terá uma vaga.
Em matéria publicada pela Fifa, os times campeões brasileiros campeões do Mundial de Clubes foram citados no quesito “resultados históricos”. Desta forma, a entidade destaca somente as conquistas de Inter, Corinthians e São Paulo, que ocorreram após a criação do torneio que passou a ser organizado oficialmente pela organização.
Inter conquistou o Mundial de Clubes da Fifa
O Inter conquistou o Mundial de Clubes de 2006 ao superar o Barcelona na grande final. A equipe adversária, que contava com nomes como Ronaldinho Gaúcho, Andrés Iniesta, Charles Puyol e Lionel Messi, não conseguiu aguentar o time de Abel Braga. O gol do título foi marcado pelo atacante Gabiru, eternizado na história do Colorado.
–