A Fifa constantemente costuma realizar pronunciamentos para validar ou invalidar os títulos mundiais conquistados pelos clubes brasileiros. O debate é longo e considera uma série de fatores, porém, ao que tudo indica, a entidade máxima do futebol parece ter definido a questão de uma vez. Desta forma, o Grêmio ficou sem nenhuma conquista de Mundial de Clubes.
Em pronunciamento realizado no final do ano passado, a Fifa afirmou que o Flamengo, que era o representante da América do Sul no Mundial de 2022, estava buscando o seu primeiro título na competição. Desta forma, a entidade invalidou o torneio conquistado pelos cariocas em 1981, quando bateram o Liverpool por 3 a 0 na final.
A questão também interfere nas conquistas de outros clubes do futebol brasileiro. O Grêmio, por exemplo, foi o campeão da Copa Toyota, no Japão, em 1983. Com a declaração da entidade máxima do futebol, o torneio vencido pelo Tricolor Gaúcho não é considerado um Mundial, então eles não tem nenhuma conquista do tipo.
Conmebol voltou atrás em decisão e Grêmio “perdeu” o Mundial
Em 2017, depois de um pedido do presidente da Conmebol, a Fifa chegou a reconhecer a Copa Intercontinental como Mundial de Clubes. A ação serviu para considerar os títulos de alguns brasileiros, como o Santos, em 1962 e 63; Flamengo, 1981; Grêmio, 1983 e São Paulo, nos anos de 1992 e 93.
No entanto, após o posicionamento favorável aos times brasileiros, a entidade continua ignorando a medida. A Fifa segue destacando que o Mundial de Clubes é relacionado apenas ao campeonato realizado por ela mesma. Desta forma, são considerados somente os torneios a partir de 2005. Com isso, o Internacional é o único clube da região Sul do Brasil com a conquista.