O Inter regressou às atividades visando a temporada na última segunda-feira (2). Apesar da mudança de ano, um fato negativo foi a reapresentação de Mikael. Conforme informado pelo setoristas do clube, aparentemente, o jogador segue acima da forma física ideal e um vídeo dos treinamentos chamou atenção por conta disso.
Embora já esperado que o jogador não estivesse visualmente pronto, o fator negativo é que a aparência estava pior. Vale lembrar que o Inter nega a informação de sobrepeso, mas não apresentou comprovações do fato.
O fato foi negado pelo presidente Alessandro Barcellos, que em entrevista à Rádio Bandeirantes, afirmou que o jogador é uma das esperanças da diretoria na temporada e que deverá compor o ataque junto de Alexandre Alemão.
Antes do término de 2022, o repórter Cristiano Silva afirmou que o comportamento alimentar do atacante tem incomodado a diretoria. Com isso, uma possível rescisão estava sendo estudada, notícia que acabou sendo negada por William Thomas.
Mikael desembarcou em Porto Alegre no período terminal da última janela de transferências. O jogador disputou apenas alguns minutos com a camisa vermelha e acabou sendo ofuscado como opção perdendo espaço para Braian Romero.