Na noite desta terça-feira (28), o Flamengo enfrentou o Independiente Del Valle do treinador Martín Anselmi, que foi auxiliar de Miguel Ángel Ramírez no Inter, pela partida de volta da final da Recopa Sul-Americana. O jogo terminou em 1 a 1 no placar agregado, e nos pênaltis o Rubro-Negro perdeu seu terceiro título em 2023.
O time carioca teve muitas chances de fazer o gol no primeiro tempo mas não teve competência suficiente para abrir o placar. No total, teve duas bolas na trave e um gol impedido do atacante Pedro. Sendo assim, a equipe equatoriana conseguiu ir para o intervalo com a vantagem obtida no primeiro jogo (1 a 0).
O segundo tempo foi péssimo de assistir. Ambos os times não estavam conseguindo acertar três passes seguidos em direção ao campo adversário. No último minuto, quando o resultado parecia definido, Gabigol encontrou Everton Cebolinha na área. O atacante ameaçou chutar, mas tocou para o meio. Arrascaeta mandou para o gol e levou a decisão para a prorrogação.
Vale ressaltar que grande parte dos mais de 71 mil torcedores que estavam presentes no Estádio do Maracanã vaiaram a equipe nos últimos lances do segundo tempo. Na reta final da partida, os coros de “não é mole não, para jogar no Mengo tem que ter disposição”, “time sem vergonha” e “nós queremos respeito e comprometimento, isso aqui não é Vasco, isso aqui é Flamengo”, tomaram conta do ambiente.
Depois de uma prorrogação sem gols, nas penalidades máximas a torcida carioca ficou calada. Em vários momentos, os próprios atletas do Rubro Negro começaram a pedir para os torcedores agitarem e ajudarem a pressionar os equatorianos, que acertaram todos os pênaltis. Arrascaeta, autor do gol salvador no segundo tempo, foi o único que desperdiçou.
Flamengo fracassa pela terceira vez em 2023
Com a derrota para o Del Valle, o Flamengo chegou ao terceiro título desperdiçado em três competições diferentes com Vítor Pereira. Antes da Recopa, o Mengo perdeu a Supercopa do Brasil para o Palmeiras e no Mundial de Clubes foi eliminado de forma vexatória para o Al Hilal, na semifinal do torneio.