O Gigantinho completou 49 anos de existência nesta sexta-feira, 4 de novembro. Localizado no Complexo Beira-Rio, o estádio é o terceiro maior ginásio de esportes do Brasil, contando com uma área construída de 7.200 metros quadrados e uma quadra de futsal de 36m x 18m.
“Palco do título Mundial de Futsal de 1997, onde o Inter sagrou-se campeão em cima do Barcelona, o Gigantinho abriga diversas memórias. Construído ao lado do Gigante da Beira-Rio, faz parte da história do Clube do Povo. E, há 49 anos, em um 4 de novembro, era inaugurado!”, escreveu o Inter, através das redes sociais.
O ginásio tem capacidade para 5.080 pessoas, além de 11 cabines destinadas à imprensa, 13 banheiros (seis femininos, seis masculinos e um para deficientes físicos), seis vestiários, 11 bares e seis portões de acesso. O local ainda abriga a Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI).
Ao longo dos anos, o Gigantinho foi palco de inúmeros eventos e shows. Antigamente o ginásio era utilizado principalmente para as partidas de futsal da equipe do Internacional, mas acabou tendo a mudança no uso para receber atrações nacionais e internacionais.
Gigantinho sediou eventos esportivos de peso
Em 1997, o Gigantinho recebeu a primeira edição do Mundial de Futsal. Favorito ao título e jogando como mandante, o Internacional venceu o Barcelona na final por 4 a 2 e ficou com o primeiro título da competição.
No mesmo ano do título de futsal, o local sediou o Desafio da América, uma partida de Tênis entre o brasileiro Gustavo Kuerten – campeão de Roland Garros daquele ano – e o chileno Marcelo Rios.
Ainda no tênis, foram realizadas, em 2009, duas partidas da Repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis. Brasil e Equador se enfrentaram.