O Rio Grande do Sul vem tendo representantes na Segunda Divisão nacional nos últimos anos e pode continuar assim por mais tempo. O Grêmio é o atual representante gaúcho na série B do Campeonato Brasileiro em 2022 e, enquanto o Internacional disputa no topo da tabela de classificação, pode ser que o estado acabe tendo outro time fora da elite em 2023.
Entre os gaúchos, o que está fazendo a pior campanha é o Juventude, que amarga a última posição do Brasileirão, com apenas 18 pontos ganhos em 26 partidas disputadas, tendo conquistado apenas três vitórias até aqui. Esse desempenho pode custar caro ao time de Caxias do Sul, que vê suas chances de permanecer na Série A cada vez menores a cada partida sem vencer.
De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Juventude tem 98,1% de chance de ser rebaixado para a Segunda Divisão. Com 10 pontos de distância para o primeiro time fora da zona da “degola”, a missão começa a ser impossível.
Para atingir os 45 pontos que normalmente são utilizados na matemática como objetivo dos times que não querem cair, o time precisa ganhar nove das últimas doze partidas.
Já o Inter segue em festa
Enquanto isso o Clube do Povo segue na disputa do nacional. O Internacional ganhou do Cuiabá por 1 a 0, com gol de Alemão e segue embalado no Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time comandado pelo técnico Mano Menezes chegou aos 46 pontos em 26 jogos (12 vitórias, 10 empates e quatro derrotas).
O Internacional retornou aos treinos no CT Parque Gigante nesta semana. O clube está em preparação para enfrentar o Atlético-GO, na segunda-feira (19), às 20h, no estádio Antônio Accioly, em Goiás, pela 27ª rodada do Brasileiro. O time gaúcho quer continuar a sua perseguição ao líder, Palmeiras, que segue isolado no torneio.