O Grêmio está buscando por alternativas para substituir o técnico Renato Portaluppi. Por conta da suspensão do comandante no STJD, o clube conta com três assistentes que podem comandar a equipe na partida diante do Bragantino, no próximo domingo (15). Os nomes são: Alexandre Mendes, James Freitas e Marcelo Salles.
Nesta semana, o técnico Renato Gaúcho foi suspenso por quatro jogos após ter abandonado a partida contra o Bahia, em maio, para realizar protesto contra a arbitragem. O jurídico do Grêmio ainda tenta um efeito suspensivo para liberar o treinador até o julgamento do recurso. Contudo, caso não tenha êxito, o clube precisará de um dos auxiliares para a vaga do treinador.
Por conta de um pedido da direção, o Grêmio definiu o revezamento entre os auxiliares de Renato. Anteriormente, a função era exclusiva de Alexandre Mendes, que o acompanha a mais tempo. Nos últimos jogos, porém, os assistentes James Freitas e Marcelo Salles também receberam oportunidades na casamata.
O entendimento do clube é de que o treinador precisa de maior suporte da comissão técnica. Diante disso, o Grêmio recontratou James Freitas, que estava no Coritiba e já teve duas passagens pela equipe. A sugestão foi acatada pelo comandante sem maiores problemas.
No duelo contra o Corinthians, em 7 de agosto, pela Copa do Brasil, James ficou na casamata ao lado de Renato. Nos quatro jogos seguintes, Marcelo Salles foi aproveitado. No último domingo (1), diante do Atlético Mineiro, Alexandre Mendes retornou ao posto.
Quem será o substituto de Renato Gaúcho no Grêmio?
Diante da indefinição, ainda não é possível saber quem será o substituto de Renato Portaluppi em caso de suspensão. A decisão será tomada somente mais perto da partida contra o Bragantino. Afinal, o Grêmio acredita que terá sucesso na obtenção do efeito suspensivo, liberando o treinador para o enfrentamento do final de semana.