O Grêmio já surpreendeu nos bastidores ao confirmar a contratação de Makelele. O profissional tem nome que faz alusão ao volante multicampeão com Real Madrid, Chelsea e Seleção da França, que anunciou a aposentadoria e atualmente trabalha como treinador. O genérico, contudo, brilhou por diversos clubes do futebol brasileiro nos últimos anos.
O meio-campista Leandro dos Santos de Jesus, apelidado de Makelele, defendeu as cores do Grêmio após empréstimo do Palmeiras em 2008. Natural de Salvador, o atleta iniciou nas categorias de base do Vitória, da Bahia, e conseguiu se destacar para chegar na Série A.
Inicialmente, ele recebeu o apelido no Santo André, onde foi transformado como volante. Um companheiro de equipe comentou a semelhança com Makelele, então o apelido pegou entre os jogadores no vestiário e acabou reverberando para o restante da carreira.
“No Santo André, fui transformado em volante. Nisso, o Dedimar [ex-zagueiro] falou que eu era parecido com o Makelele francês e o apelido pegou no mesmo dia [risos]. Todo mundo começou a me chamar assim e nem teve como tirar. Mas no fim foi bom, porque o Makelele era craque de bola [risos]. Pior se tivessem me dado um apelido de jogador ruim. Eu sempre gostei de ser chamado de Makelele”, disse o ex-jogador em entrevista à ESPN Brasil.
Makelele comenta período no Grêmio
Makelele comentou alguns detalhes sobre a trajetória pelo Tricolor Gaúcho. “O time no Grêmio era muito bom, tinha o Réver [hoje no Flamengo], Victor [hoje no Atlético-MG] e vários outros. Foi uma equipe que eu gostei muito de jogar, principalmente na Libertadores, que foi uma bênção na minha carreira”, salientou o ex-jogador.
Após a passagem pelo Grêmio, o profissional atual por clubes como Coritiba, Brasil de Pelotas, ABC, Linense e Santo André. Além disso, ele assinou contrato para jogar no Académica de Coimbra, de Portugal, onde disputou a Liga Europa.