O Grêmio está considerando mudar o local do clássico GreNal do primeiro turno, previsto para a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no qual será mandante. A proposta do clube é levar o jogo para o nordeste, especificamente em Fortaleza, na Arena Castelão, como uma forma de reduzir o desgaste com viagens e minimizar os prejuízos causados pelos temporais no Rio Grande do Sul.
Inicialmente, o Rio de Janeiro, mais precisamente o Maracanã, era visto como o destino provável. No entanto, devido ao compromisso anterior do Imortal contra o Leão do Pici, a Arena Castelão se tornou uma opção mais viável.
O tricolor gaúcho já utilizou essa abordagem em jogos realizados em Curitiba, incluindo partidas contra The Strongest e Estudiantes pela Libertadores, além de um confronto contra o Bragantino pelo Campeonato Brasileiro.
Grêmio tomando medidas
Além disso, o Grêmio fez um pedido à CBF e está negociando com o Botafogo para que o jogo da nona rodada da Série A, inicialmente marcado para o Alfredo Jaconi, seja realizado no Rio de Janeiro. A mudança visa facilitar a logística, já que o Grêmio enfrentará o Flamengo no Rio de Janeiro no jogo anterior.
Apesar da proposta, o Grêmio precisará convencer o seu rival, Internacional, sobre a mudança do local do clássico. O Colorado insiste que o jogo ocorra no Rio Grande do Sul, enquanto o Tricolor propõe que ambos os jogos sejam em campo neutro.
O Beira-Rio, estádio do Inter, só deve estar apto a receber partidas entre dois a três meses após os danos causados pelas enchentes, o que significa que o clássico do segundo turno, previsto para o início de outubro, deve ocorrer em Porto Alegre.