Eliminado da Copa do Brasil no meio da semana, o Grêmio volta o foco para a disputa do Campeonato Brasileiro. Em terceiro lugar na tabela, o Tricolor Gaúcho sonha com o título e projeta campanha semelhante com o ano de 2010. Na época, também sob o comando de Renato Portaluppi, a equipe fez uma grande campanha no segundo turno.
No momento, o Grêmio tem uma diferença de 14 pontos para o Botafogo (os gaúchos com um jogo a menos). O Alvinegro, no entanto, fez a melhor campanha da história de um primeiro turno nos pontos corridos do Brasileirão. A equipe já encaminhou o título e, para garantir a conquista, só precisa fazer uma campanha de meio de tabela na segunda parte da competição.
Desta forma, o sonho do Tricolor Gaúcho de ultrapassar o Botafogo parece bem utópico nos bastidores. Em comparação com o ano de 2010, o Grêmio fez 43 pontos no returno do Brasileirão. Na primeira metade, havia somado apenas 20, em 16º lugar. Os 63 pontos no término da competição deixaram a equipe na quarta posição, garantindo vaga na pré-Libertadores.
“Sabemos que é difícil, por isso citei o exemplo de 2010. Se fizer 43 pontos de novo, repetir aquela campanha, com 33 e um jogo a menos, acho que brigamos pelo titulo, ainda que o Botafogo tenha arrancado essa diferença. Enquanto tiver chance, vamos lutar pelo título, sim”, disse o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, após a eliminação para o Flamengo.
Grêmio entende que Brasileirão é quase impossível
Apesar do sonho de conquistar o Brasileirão, o Grêmio entende que a realidade é outra em relação ao líder. O Botafogo apresenta um aproveitamento excelente e só pode perder a posição caso apresente uma grande queda no rendimento durante a disputa do segundo turno. O Alvinegro teve 82,5% de aproveitamento na primeira parte da competição.
Em caso de queda no desempenho do Botafogo, o Grêmio ainda teria que lidar com os outros times que estão próximos na tabela. O Palmeiras, por exemplo, aparece na segunda colocação, com 34 pontos conquistados. Outros times estão a menos de três pontos de distância do Tricolor Gaúcho, como Flamengo, Bragantino, Athletico Paranaense e Fluminense.