Mais um episódio sério de racismo circunda o Internacional no Beira-Rio e, desta vez, foi em um GreNal pelo estadual feminino. Três jogadoras do Tricolor Gaúcho acusaram um torcedor do Colorado de ter proferido ofensas racistas na saída para o intervalo da partida. O suspeito é sócio do Clube do Povo e será intimado pela polícia, já que foi identificado.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do lado azul, o torcedor teria feito a seguinte ofensa: “estou precisando de um desse para fazer espanador em casa”, que foi direcionada à uma jogadora do Tricolor e fazia referência ao seu cabelo. Luany, Brito e Paixão foram as atletas que denunciaram as ofensas.
Um segurança do estádio teria confirmado a versão das jogadoras, dizendo que também escutou a frase. Dois torcedores, um homem e seu filho foram levados para prestar depoimento no Juizado Especial Criminal (Jecrim), junto de cinco jogadoras. Esse torcedor não seria na verdade o suspeito que foi identificado nas câmeras posteriormente.
O delegado Carlo Butarelli explicou a situação. “O que foi trazido para cá como suspeito não se confirmou. Com o apoio do Inter, já conseguimos a identificação do autor das ofensas. Ele não foi preso porque só foi identificado agora, já foi embora, mas como já está identificado, no decorrer do inquérito policial ele vai ser intimado para prestar depoimento e alegar a versão dele”, disse ao GE.
Confira parte da nota oficial do Grêmio:
“Informamos que as jogadoras já registraram Boletim de Ocorrência (BO), junto ao Jecrim, e que o Clube estará vigilante nas medidas a serem tomadas pelos órgão competentes, a fim de que atos racistas como os que foram testemunhados nesta manhã, sejam definitivamente banidos do ambiente do futebol e de nossa sociedade como um todo”.