O Internacional enfrenta o Grêmio neste sábado (26), às 19h, no Estádio Beira-Rio, pela 9° rodada do Campeonato Gaúcho 2022. O clássico será o primeiro desde o início da pandemia que terá a presença dos torcedores de ambos os lados, porém não contará com um setor de torcida mista.
A área destinada aos torcedores de ambos os clubes não será mais aderida a partir do próximo GreNal. A decisão foi tomada em conjunto por Internacional e Grêmio, muito por conta da baixa demanda nos últimos jogos entre as equipes.
Além disso, os custos operacionais também eram elevados. Montar um setor com torcida mista no maior clássico do Brasil demanda investimento por parte do clube mandante do jogo. Principalmente em relação a segurança dos torcedores.
Com o fim do setor de torcida mista, é esperado que a zona do time visitante seja aumentada nos próximos clássicos. Para a próxima partida no Beira-Rio, os gremistas terão 2 mil ingressos disponibilizados.
Em um possível confronto na Arena, o Internacional terá uma quantidade semelhante. Essa medida ocorre pelo fato de que as direções de ambos os clubes tem uma boa relação para lidar com as situações que envolvem a presença de público nos estádios.
O fim da torcida mista no GreNal
A torcida mista começou em março de 2015 e tinha como objetivo realizar a unificação das medidas. A iniciativa começou por parte da prefeitura, da dupla Gre-Nal e do Ministério Público. Na época, o setor fez sucesso nacional e internacional.
“A concepção definitiva da ideia foi no primeiro Lance de Craque, em que vi vários gremistas e colorados no evento lado a lado. Decidi apresentar o projeto para as autoridades e para o Grêmio para que pudéssemos, já no primeiro Gre-Nal de 2015, ter a torcida mista. A torcida mista evitou a torcida única no Rio Grande do Sul”, afirmou Alexandre Limeira, ex-dirigente do Inter.
A ideia teve adesão em um primeiro momento, mas perdeu a força nos últimos anos por conta da baixa demanda.