Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Ídolo do Grêmio passa perrengue e lidera lista dos mais rebaixados do Brasil

A escola de treinadores com passagens identificada pela Dupla Grenal sempre foi grande no país. Nomes como Tite, Celso Roth e Mano Menezes são alguns que passaram pelos clubes e fizeram história. Contudo, há comandantes que possuem identificação apenas com um dos clubes de Porto Alegre, inclusive, como jogador e treinador. É o caso de Adilson Batista, que venceu no campo com o Tricolor e acabou assumindo a casamata do arquirrival colorado.

Entretanto, diferente da trajetória como atleta, Adilson não coleciona apenas conquistas, mas principalmente, rebaixamentos, sendo um dos treinadores que mais enfrentou o descenso por diferentes clubes no futebol nacional.

A primeira queda que Adilson participou como comandante foi justamente no Grêmio. O vexame foi o segundo da história do time azul, que já havia enfrentando a amargura do rebaixamento no ano de 1991. Com isso, por oito jogos, Adilson comandou a equipe que acabou carimbando o descenso na lanterna do Campeonato Brasileiro.

Depois disso, nas temporadas de 2011, 2012 e 2013, Adilson estava no comando nas quedas de Athletico-PR, Atletico-GO e Vasco da Gama, algo que manchou ainda mais a carreira do ídolo gremista.

Quanto à conquistas, o comandante coleciona apenas três campeonatos estaduais, sendo duas vezes o Mineiro pelo Cruzeiro, clube que Adilson também fez história como jogador e viveu seu melhor período como treinador de futebol.

Confira todos os rebaixamentos que Adilson Batista participou no futebol brasileiro:

  • (19 jogos) – América-MG 2018
  • (10 jogos) – Joinville 2015
  • (7 jogos) – Vasco 2013
  • (2 jogos) – Atlético-GO 2012
  • (6 jogos) – Atlético-PR 2011
  • (8 jogos) – Grêmio 2004