Ídolo do Internacional avaliou positivamente a contratação que o clube está prestes a fazer nesta segunda janela de transferências do ano. Em entrevista ao canal de Andrés D’Alessandro, no YouTube, Nilmar falou sobre a importância do papel da figura do psicólogo no futebol nos dias atuais, profissional que vem sendo buscado pelo clube no mercado.
“Na minha época de categoria de base tinha uns psicólogos. Teria que procurar, mas ninguém procurava. Por ter canais que falam sobre o assunto [hoje], porque antigamente não falavam. Era muito preconceito falar sobre isso”, disse o ex-atacante, relembrando o começo na formação do Colorado.
Nilmar, que sofreu com problemas relacionados à saúde mental no decorrer da carreira, fala com propriedade sobre o assunto. Em sua visão, o apoio de um profissional qualificado é fundamental não apenas em casos extremos, como o seu, mas no acompanhamento frequente dos atletas.
“Nosso esporte era muito machista quanto a isso. Até mesmo quando cheguei no Santos tinha psicóloga e eu não procurei ela. Me senti mal para procurar. A gente não teve esse ensinamento. Hoje está tendo um pouco mais de atenção. Acho importante. O meu caso foi extremo, mas para o acompanhamento é importante. É muita cobrança”, completou.
Inter deve priorizar contratação de um psicólogo
Embora a procura por um profissional da área para acompanhar o elenco no dia a dia nunca tenha cessado, ela foi deixada de lado nesta temporada. As recentes eliminações na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, porém, mudaram essa perspectiva e a contratação passou a ser uma prioridade.
A parte mental da equipe tem sido apontada como um dos fatores do fracasso do Colorado dentro de campo. Em momentos decisivos, os jogadores demonstram um abalo fora do comum e uma incapacidade de reação diante das adversidades.