Membro da Liga Forte Futebol, o Internacional é um dos clubes que fechou acordo com a Serengeti Capital Partners. O acordo entre as partes prevê R$ 4,85 bilhões em troca de 20% da competição de clubes por um período de 50 anos.
A situação acaba “travando” os times envolvidos na LFF. Caso o Inter queira sair do grupo e mudar para a Libra, terá que devolver R$ 350 mil à investidora e se sujeitar às cláusulas de saída do contrato. A intenção é de que o contrato faça os times permanecerem na Forte Futebol.
A ação da LFF foi uma resposta para a Libra que começou a conduzir negociações com a empresa árabe Mubadala. A Forte Futebol mostrou que também pode usar o dinheiro para oferecer aos clubes e manter os integrantes no bloco.
Com esses avanços, o Campeonato Brasileiro já está tomando forma para 2025. Uma das possibilidades é de que a competição continue organizada pela CBF, porém, com os direitos de transmissão sendo negociados em dois blocos distintos.
Outra possibilidade é a conciliação entre os dois grupos, porém, o negócio está ficando cada vez mais difícil. Mubadala e Serengeti passaram a fazer parte dos blocos, então terão que ser convencidos para que haja um acordo.
Inter e LFF terão trabalho pelo caminho
As definições estão apenas começando e ainda restam os próximos capítulos para que os clubes do futebol brasileiro tenham o futuro definido. Os direitos televisivos atuais terão encerramento em 2024, então uma decisão precisa ser tomada até o período.
O Internacional é integrante da Forte Futebol e acredita que o futuro do futebol brasileiro precisa ser acertado com os direitos televisivos mais equivalentes entre os grupos. A Libra apoia um modelo diferente e quer uma diferença de valores maior.