O Brasil foi o décimo segundo país que mais gastou dinheiro no ano de 2022 em contratações de jogadores, como mostra o relatório apresentado pela FIFA. Apesar de estar atrás dos principais países europeus, o nosso futebol está muito à frente dos outros rivais sul-americanos, como a Argentina e o Uruguai.
Ao todo, os clubes brasileiros gastaram cerca de 107,9 milhões de dólares, mais de 547 milhões de reais, e das dez equipes que mais investiram em contratações, sete são do Brasil e apenas três são argentinas. A equipe que mais gastou em contratações foi o Flamengo, seguido por River Plate, Palmeiras e Boca Juniors. Fecham o Top 10 o Botafogo, Racing, São Paulo, Internacional e Santos.
O relatório da FIFA não aponta valores, mas mostra que o Internacional esteve à frente de seu maior rival, o Grêmio, que na temporada passada disputou a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro depois de ter sido rebaixado em 2021.
Times que mais venderam em 2022
O relatório apresentado pela entidade máxima do futebol, a FIFA, além de mostrar os clubes mais gastadores do futebol sul-americano, também apresenta quem mais vendeu atletas. E novamente o Internacional está entre os dez primeiros.
O Flamengo também lidera esse quesito, que realizou 26 operações. Já o Colorado fez 20 negociações no decorrer de 2022, que o deixou na sétima colocação neste quesito. Outros clubes como Independiente Medellín, Palmeiras, Bahia, Corinthians, Independiente Del Valle, Estudiantes de La Plata, Grêmio Anápolis e Grêmio completam a lista.
Clubes que mais gastaram em contratações:
- Flamengo
- River Plate
- Palmeiras
- Boca Juniors
- Athletico-PR
- Botafogo
- Racing
- São Paulo
- Internacional
- Santos
Clubes que mais venderam jogadores:
- Flamengo
- Independiente Medellín
- Palmeiras
- Bahia
- Corinthians
- Independiente Del Valle
- Internacional
- Estudiantes de La Plata
- Grêmio Anápolis
- Grêmio
Fonte: FIFA Global Transfer Report 2022
Entre os clubes que mais venderam jogadores na Conmebol, porém, algumas surpresas. O Flamengo foi quem mais vendeu, com 26 jogadores, o que não surpreende, mas o segundo colocado é o tradicional Independiente Medellín, da Colômbia, com 23 jogadores negociados. Depois vem Palmeiras (22), Bahia (21), Corinthians (21), Independiente Del Valle (20), Internacional (20), Estudiantes de La Plata (19), Grêmio Anápolis (18) e Grêmio (17). Aqui vemos clubes com uma tendência maior de revelação de talentos, casos notórios de Independiente Medellín e Independiente de Valle, razão que os faz aparecer na lista à frente de outros clubes brasileiros e argentinos.
O time gaúcho ainda aparece em um relatório sobre as equipes que mais realizaram negociações ao longo de 2022. O Colorado realizou 20 operações no decorrer do ano passado, sendo o sétimo neste quesito entre os clubes da América do Sul. O Flamengo novamente aparece como líder, sendo que realizou 26 negociações.