O Internacional não se classificou para a Libertadores da América 2022 e, por conta disso, terá que disputar a Copa do Brasil desde a primeira fase. A última vez que isso havia acontecido foi durante a edição de 2017.
Na edição em questão, o Colorado disputava a Série B e estava focado na competição de pontos corridos. Mesmo assim, superou quatro adversários e só caiu nas oitavas de final, após a chegada dos times que estavam na Libertadores.
A campanha começou contra o Princesa de Solimões, do Amazonas, com uma vitória por 2 a 0. Logo depois, na segunda fase, o Internacional superou o Oeste, de São Paulo, com uma goleada por 4 a 1. Na terceira partida, contra o Sampaio Corrêa, triunfo por 7 a 1 no agregado.
Com isso, o Colorado se classificou para a quarta fase, que foi disputada em pote único entre os 10 times classificados. O Internacional caiu contra o Corinthians e as duas partidas terminaram empatadas em 1 a 1. Nos pênaltis, vitória por 4 a 3 e classificação para as oitavas de final.
As oitavas de final da Copa do Brasil 2017
Os cinco times vencedores na quarta fase se juntaram aos 11 clubes que já estavam previamente nas oitavas. O Internacional ficou no Pote 2 da competição e acabou caindo contra o Palmeiras.
Superado por 1 a 0 na ida, o Colorado conseguiu ganhar do Palmeiras por 2 a 1 no Beira-Rio, porém a regra de gol fora estava em uso e o Internacional foi eliminado da competição.
Apesar de não ter ficado entre os oito melhores da Copa do Brasil 2017, o Colorado surpreendeu e fez uma boa campanha – considerando que o clube estava disputando a Série B.