Inter disputará o torneio mais difícil do mundo
Segundo o ranking da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), o Campeonato Brasileiro foi a Liga mais forte do mundo no ano de 2022, superando outras ligas poderosas como a Premier League (Inglaterra) e La Liga (Espanha).
A pontuação distribuída no levantamento, considera o desempenho dos times em competições continentais, por isso, o Brasileirão se destacou. O Campeonato Brasileiro se destacou na última temporada muito pelas decisões da Copa Libertadores da América, disputada por dois clubes brasileiros, o Flamengo e Athletico-PR, e da Copa Sul-Americana, que teve o São Paulo, que decidiu contra o Independiente del Valle.
Ter clubes brasileiros em decisões das competições internacionais, fez com que o Brasileirão ficasse com o título da Liga mais forte do mundo pelo segundo ano consecutivo. Em 2021 o Campeonato Brasileiro também superou ligas europeias. A Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha) e a Série A (Itália) completam o top 5.
Jejum de títulos do Internacional
No último sábado (21), o Internacional deu o pontapé oficial na temporada de 2023, ao enfrentar o Juventude no estádio do Beira-Rio pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho. O empate em 2 a 2 não foi o resultado que a torcida esperava, mas para este ano, precisará de mais se quiser encerrar o jejum de títulos vividos pelo clube.
O longo período sem levantar taças, vem causando um certo incômodo no torcedor Colorado e no próprio clube. A última vez que o Inter conquistou um título, foi sete anos atrás, em 2016, quando venceu o Campeonato Gaúcho. Mas quando se fala de competições nacionais ou internacionais, o jejum é ainda maior.
Em 2023 o Clube do Povo voltará a disputar a Copa Libertadores da América, já que ficou de fora da edição de 2022. No século 21, a taça do principal torneio continental foi para o Beira-Rio em duas oportunidades, em 2006 e 2010. Este ano completará 13 anos desde o último título do Inter na Liberta.
Na temporada passada o Internacional enfrentou seu maior vexame na Copa do Brasil ao ser eliminado ainda na primeira fase pelo Globo, do Rio Grande do Norte, que disputa a 4ª divisão do futebol brasileiro. A Copa do Brasil só foi conquistada pelo Internacional uma vez, e em 2023 completará 31 anos desde essa conquista que aconteceu em 1992.
O Internacional vem batendo na trave no Campeonato Brasileiro. Desde que passou a ser disputado no formato de pontos corridos, o Colorado ficou com o vice em cinco vezes (2005, 2006, 2009, 2020 e 2022). O Internacional já conquistou o Campeonato Brasileiro três vezes, todas aconteceram na década de 70. O primeiro título foi em 1975, o segundo em 1976 e o último há 43 anos, em 1979.