Na tarde deste sábado (27), Inter e Grêmio disputaram o primeiro jogo da final do Gauchãl Sub-20. Em um jogo cercado de polêmicas, o Colorado conquistou o empate em 1 x 1 na reta final da partida e deixou o confronto em aberto para decidir na Morada dos Quero-Queros, que ocorrerá na próxima semana.
Na primeira etapa, o clássico acabou sendo semelhante ao que vem ocorrendo nas equipes profissionais. Somado a isso, aos 31 minutos, ocorreu as primeiras expulsões da partida. Pedro Clemente e Allan Aniz se envolveram em uma confusão e acabaram levando o cartão vermelho de forma direta.
A expulsão parece ter abalado o Colorado que sofreu o gol seis minutos após a confusão. Kauan Kelvin aproveitou rebote dado por Anthoni e estufou as redes do arqueiro alvirrubro.
Na segunda etapa, o Inter voltou disposto ao empate. Contudo, o jogo seguiu cercado de faltas desnecessárias e atos violentos. Desse modo, aos 25 minutos, mais um jogador acabou sendo expulso. Dessa vez, Gustavo Martins entrou forte no jogador colorado e acabou recebendo o segundo amarelo.
Com um jogador a mais, o Colorado se sentiu a vontade para empatar a partida. Sendo assim, no lance seguinte, Matheus Dias aproveitou o rebote da cobrança de falta e garantiu o empate para o time comandado por João Miguel, que suportou bem a pressão do arquirrival até o fim da partida.
Com o resultado, tudo fica para o segundo jogo, que decidirá o campeão estadual. Vale lembrar que o Sub-20 Colorado já está fora do Brasileirão e depende apenas da final do Gauchão para concluir a temporada de 2022.