O Internacional não costuma ter um bom aproveitamento nas partidas disputadas na altitude. Em 2009, por exemplo, o Clube do Povo foi para Quito, no Equador, onde teve que lidar com o Estádio La Casa Blanca (2800 metros acima do nível do mar) para enfrentar a LDU na Recopa Sul-Americana. No entanto, o Colorado acabou sendo massacrado.
Depois de ter perdido para os equatorianos na ida, no Estádio Beira-Rio, por 1 a 0, o Inter se preparou de forma ofensiva para tentar reverter o placar adverso. Contudo, o clube acabou se complicando com a altitude equatoriana e tomou três gols. A LDU ficou com a taça da Recopa e o Colorado teve que voltar o foco para a disputa do Campeonato Brasileiro.
Desta vez, em 2023, o Clube do Povo conseguiu tirar proveito da partida realizada na altitude. Em duelo contra o Bolívar, em La Paz – 2600 metros acima do nível do mar – o Internacional venceu por 1 a 0, com gol de Enner Valencia, e encaminhou a classificação para a próxima fase da Copa Libertadores. A equipe precisa definir a vaga na terça-feira (29), no Beira-Rio.
O triunfo do Colorado foi creditado principalmente ao técnico Eduardo Coudet, que montou uma escalação surpreendente com três zagueiros e dois laterais. Desta forma, o Clube do Povo cedeu pouco espaço aos bolivianos e conseguiu encontrar um gol no contra-ataque. Agora, as expectativas são altas para o jogo da volta em Porto Alegre.
Inter pretende fazer história na Libertadores
O Internacional segue em busca do tricampeonato da Copa Libertadores e a delegação está empolgada com a possibilidade. O objetivo estipulado é a principal meta do Colorado para o segundo semestre da temporada. Por enquanto, o Campeonato Brasileiro está sendo deixado em segundo plano e os trabalhos no CT Parque Gigante são voltados para o Bolívar.