O Internacional eliminou o River Plate nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. A derrocada dos Millionarios, que era considerado um dos favoritos ao título da competição continental, acabou virando motivo de revolta para a imprensa argentina. O entendimento é de que o calendário da Conmebol favorece os times do futebol brasileiro.
Nos últimos dias, viralizou nas redes sociais um trecho do programa “Pelota Parada” do canal TNT Sports, da Argentina, onde os participantes reclamam do calendário da Copa Libertadores. Os comentaristas acreditam que os brasileiros são favorecidos com a disputa de janeiro à dezembro e o resto do continente é prejudicado.
O maior problema seria por conta da janela de transferências no meio do ano, já que os times sul-americanos perdem jogadores para o futebol europeu nesse período. Enquanto isso, os brasileiros aproveitam o momento para se reforçar visando o segundo semestre da temporada.
Os resultados das últimas edições ajudam a levantar o ponto apresentado pelos argentinos. Os últimos quatro campeões da principal competição do continente foram brasileiros: Flamengo e Palmeiras, duas vezes cada. As finais das últimas três edições só contaram com clubes do Brasil. Desta forma, o entendimento é de que os times da Argentina são muito prejudicados.
O River Plate, por exemplo, havia se reforçado na última janela de transferências, porém não conseguiu regularizar os jogadores a tempo de enfrentar o Internacional. Enquanto isso, o Clube do Povo já tinha uma base de time formada desde o início da temporada.
Internacional focado na Libertadores
Mesmo com as reclamações que partiram da imprensa argentina, o Internacional se classificou para a próxima fase da Libertadores e encara o Bolívar, da Bolívia, nas quartas de final. A Conmebol divulgará os detalhes do enfrentamento na sexta-feira (11).