O Internacional acabou não aproveitando quase nada de um time histórico das categorias de base do time que conseguiu um grande título. O Clube do Povo tem uma das bases mais tradicionais de todo o Brasil, gerando diversas promessas com potencial para se destacarem tanto no cenário nacional quanto ao redor do mundo todo, mas não é sempre assim que acontece.
O Colorado é um dos maiores campeões de uma das competições de base mais importantes do país, a Copa São Paulo de Futebol Junior. O time, inclusive, levantou a taça recentemente. Em 2020, os guris da base do Internacional levaram a quinta taça do clube para casa, no entanto, acabaram não tendo tanto destaque assim depois disso.
Entre os jovens que foram campeões da Copinha, poucos tiveram uma carreira longeva no próprio Clube do Povo e alguns, hoje em dia, tentam seu espaço em equipes de cenários alternativos ao redor do mundo todo. O levantamento sobre os atuais times daqueles atletas que foram campeões da Copa São Paulo pelo Internacional foi feito pela GZH.
Vale lembrar que, entre os nomes que levantaram a taça, Praxedes deteve uma das maiores longevidades no profissional do Internacional, onde obteve certo destaque. Depois disso, o jogador acabou vendido ao Red Bull Bragantino. Agora o Clube do Povo tenta levantar a taça do torneio pela sexta vez em sua história.
Confira levantamento do atual time dos últimos campeões da Copinha pelo Inter:
- Emerson Júnior: terceiro goleiro do Inter;
- Lucas Mazetti: Apollon Smirnys, da 2° divisão da Grécia;
- Tiago Barbosa: CSKA 1948, da Bulgária;
- Carlos Eduardo: Louletano, de Portugal;
- Léo Borges: Pogon Szczecin, da Polônia;
- Murilo: Linense-SP;
- Praxedes: Bragantino;
- Cesinha: Concórdia-SC;
- Caio Vidal: Bahia;
- Mateus Monteiro: Audax Rio;