A CBF está prestes a tomar uma decisão que vai dar mais uma chance para o Internacional dominar o futebol de base no Brasil. Com o intuito de valorizar ainda mais a categoria, recheando seu calendário de competições importantes, a Confederação Brasileira de Futebol estuda a criação de uma nova competição nacional para a categoria Sub-15.
De acordo com informações divulgadas pelo Globo Esporte, as Federações dos estados já estão recebendo orientações sobre a situação e já estariam adiantando os campeonatos estaduais para poder definir um time para a indicação da disputa da Copa do Brasil que tende a ser criada para a categoria na próxima temporada.
A competição seguiria os formatos já estabelecidos nas competições do mesmo porte que acontecem nas categorias acima, Sub-17 e Sub-20. Seriam 32 equipes ao todo, com os 27 campeões estaduais e os cinco vices das Federações melhores rankeadas na CBF. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná teriam dois representantes atualmente.
Inter estaria confirmado na competição em 2023
Atualmente uma parte dos dirigentes da CBF já vê o torneio como certo para a próxima temporada. Como alguns estaduais já se encerraram em 2022, alguns times também já estariam confirmados em uma eventual Copa do Brasil Sub-15 em 2023, com o Internacional incluso por ter vencido o Campeonato Gaúcho da categoria em 2022. Confira quem já estaria confirmado:
- São Paulo: Palmeiras e São Paulo
- Rio de Janeiro: Fluminense e Flamengo
- Minas Gerais: Atlético-MG e Cruzeiro
- Rio Grande do Sul: Internacional e Juventude
- Paraná: Athletico-PR e Coritiba
- Paraíba: VF4
- Bahia: Bahia
- Espírito Santo: Doze FC
- Santa Catarina: Avaí
- Goiás: Goiás
Ainda faltariam 17 participantes das demais Federações, tendo em vista que as cinco melhores no ranking já tiveram suas conclusões e já sabem os dois times indicados.